Programas em parceria com o Instituto Internacional Visão de Vida

 
PROJETO ARTE PARA TODOS

Através de uma iniciativa da Prefeitura em parceria com a Petrobras e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), o Projeto Arte Para Todos foi criado em 2006, surgindo da necessidade de oferecer a crianças, adolescentes e jovens, principalmente aqueles que tiveram seus direitos violados, a oportunidade, de aprender a melhor relacionar-se com seu corpo através da dança, da música e do teatro, fazendo da expressão corporal uma porta para inclusão social. O Projeto propõe uma ação educativa complementar à escola, em consonância com as ações assistenciais, visa envolver as famílias, em situação de risco social em um ambiente acolhedor permeado pela arte e cultura, da música, artes cênicas, um elo entre famílias e sociedade. Através da arte e cultura resgata cerca de 465 crianças, adolescentes e jovens, de 06 á 18 anos, que participam de oficinas de dança (strett dance, dança contemporânea, polca paraguaia e balé), teatro, malabares e perna-de-pau, e música (viola, violão, teclado, bateria, e instrumentos de sopro).
Neste espaço, os alunos dispõem também de:
Ø     Alimentação nos dois períodos;
Ø     Professores de nível superior para auxiliar as crianças em seus deveres escolares;
Ø     Recreação com jogos de mesa ;
Ø      Aulas de informática com acesso a internet, para trabalhos escolares acompanhados de monitores;
Ø      Passeios em pontos turísticos de Bonito;
Ø      Além da oportunidade dos participantes conhecerem diversas cidades, através dos convites para apresentações culturais.

GUARDA MUNICIPAL MIRIM
Programa Guarda Municipal Mirim
Foi criado pela Lei Municipal de nº. 400 no ano de 1986, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, atendendo  adolescentes participantes do Programa Bolsa Família e/ou que são encaminhadas para Medidas Sócioeducativas. Acompanhados pelos técnicos do CREAS os participantes são inseridos nesta jornada ampliada que prioriza a formação profissional. Atendendo atualmente 45 adolescentes, de ambos os sexos, na faixa etária entre 12 e 17 anos, os quais recebem, aprendizado civil, alimentação, praticam esportes, recreação, acompanhamento escolar, aprendizagem digital, além de realizarem aulas práticas em órgãos públicos e empresas, viabilizando a inserção dos mesmos no mercado de trabalho. São parceiros nas ações deste programa: o Departamento Municipal de Transito (DEMTRAT), a Guarda Municipal e a Policia Militar.



PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL – PETI
Este programa atende crianças e adolescentes com idade de 05 a 17 anos e 11 meses, motivando o bom desempenho escolar e a permanência dos mesmos fora do trabalho infantil através das atividades desenvolvidas na Jornada Ampliada.  As crianças recebem:
Ø     alimentação;
Ø     aulas de jiu jitsu,onde os mesmos participaram de diversas competições; estaduais, sendo destaque e ganhando títulos;
Ø     acompanhamento escolar;
Ø     aprendizado digital;
Ø     participam de passeios e campanhas voltadas a luta dos direito da criança.
A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É GRANDE PARCEIRA DESTE PROGRAMA.