SUAS-Sistema Único de Assistência Social


Com a organização da Política Municipal de Assistência Social, a população conquistou direitos sociais, contestando a visão conservadora de que o problema da pobreza era resultado da incapacidade dos indivíduos assumirem sua própria condição de subsistência.

Missão e funções da Assistência Social
A Secretaria Municipal de Assistência Social tem suas funções pautadas na Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS, cujo papel através dos programas, projetos e serviços consiste em promover a inclusão social e elevar a qualidade de vida das famílias que se encontram fora do processo de desenvolvimento e participação social. Assegurando o exercício pleno de cidadania, independente do gênero, idade, cor, raça, credo ou profissão. Atendendo anualmente cerca de 6.000 famílias entre área rural e urbana através da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de média e alta complexidade nas seguintes condições:
Ø      Vulnerabilidade em função do ciclo da vida;
Ø      Desvantagem pessoal resultante de deficiência;
Ø      Habitação;
Ø      Emprego e renda;
Ø      Enquadramento em situações circunstanciais ou conjunturais (abuso e exploração sexual, abrigamento, azilo, trabalho infantil-juvenil, moradia de rua, maternidade, migração, dependência química, abandono/desagregação das famílias, maus tratos. funeral, cesta alimentar etc.