Cartas aos colaboradores e voluntários do Instituto Internacional Visão de Vida.



 
Ao iniciarmos mais um ano aproveitamos a ocasião para realizarmos um balanço das atividades desenvolvidas ao longo do ano que se passou.  Em 12 de dezembro completamos oito anos de formalização do Instituto Internacional Visão de Vida. Ao longo desse período, muitos foram os amigos, colaboradores que deixaram a sua contribuição, e por razões as mais diversas, já não se encontram conosco atualmente, enquanto outros permanecem lado a lado nesta caminhada. A todos, nossos sinceros agradecimentos, pois sem ajuda e o comprometimento destes com a causa, nada teríamos realizado.
 O Instituto Internacional Visão de Vida volta- se para o trabalho sócio assistencial, uma organização não governamental e sem fins lucrativos,  possui o Título de Utilidade Pública Municipal e Estadual inscrito no Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente conforme a regulamentação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.
 Dentre as principais atividades do Instituto Internacional Visão de Vida, o cuidado à criança e o adolescente tem sido o foco principal, pois elas são os herdeiros da Terra, o futuro da humanidade.
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Bonito/MS formalizou parceria que deu a instituição o direito de executar os Programas Sociais voltado ao cuidado com as nossas crianças entre estes o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- PETI voltado a crianças, adolescentes e jovens, vítimas de violação de direitos ou em risco de vulnerabilidade social.
Dentro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- PETI são executados vários projetos tais como Guarda Ambiental Mirim, Guarda Municipal Mirim, Projeto Arte para Todos e Banda Municipal Som das Águas que oferecem aos usuários oportunidades de educação integrada, descobrindo diversas habilidades. As famílias atendidas são preferencialmente beneficiarias do Programa Bolsa Família, quando não cadastradas a Instituição encaminha para este Programa.
Percebe-se a necessidade de unir esforços para garantir o desenvolvimento das crianças e adolescentes, onde a responsabilidade não pode ser apenas do Estado, mas sim das famílias e toda a sociedade.
Proporcionar espaços para o convívio de crianças e adolescentes, onde possa haver o desenvolvimento de brincadeiras, utilizando-se ou não de playgrounds, onde também seja um ponto de encontro da família e amigos das crianças e adolescentes.
A interpretação de um papel ou personagem, de uma música e/ou de uma coreografia através da expressão corporal dá ao sujeito a possibilidade de experimentar situações inéditas e esta liberdade de ação e atuação, direcionada por profissionais qualificados, permitirá a criança/adolescente/jovem construir uma identidade critica e atuante, através da descoberta de suas potencialidades até então latentes.
Além de elevar à auto-estima por meio da interpretação e produção artística as crianças, adolescentes e jovens podem atuar como agentes transformadores, fomentando reflexões e discussões acerca dos problemas sociais como violência sexual, maus-tratos, droga, devastação do meio ambiente e outros. Sendo para tanto de grande utilidade o uso de recursos como filmagem e produção de vídeo visando formar um acervo cultural e informativo disponível a toda comunidade.
Á você colaborador voluntário, nossos sinceros agradecimentos, pelas doações de presentes para o Natal das nossas crianças. Com o esforço de cada um ampliamos o alcance de nossas ações.  Gostaríamos de ressaltar o valor de quem acredita nesta causa e aceita os desafios deste trabalho, compartilhando conosco nesta atividade voltada à inclusão social e para a melhoria da qualidade de vida de nossas crianças. Enfim, nosso reconhecimento àqueles que mesmo em face das adversidades do cotidiano, contribuíram para cada sorriso de felicidade. São para estas pessoas que, como você atua na pratica como agente de mudança, dispostas e dotadas de otimismo que fazem a diferença e cooperam no desenvolvimento da sociedade que dedicamos nossos agradecimentos.
Estamos iniciando mais um ano de trabalho, esperando poder contar com a vossa colaboração e apoio neste ano e por outros anos que ainda virão. Continue sendo um parceiro da instituição, visite-nos, faça doações, participe.
Parabéns por fazer parte desta batalha, onde o alvo é a dignidade da maior riqueza do nosso município a “Família”.  Isto sim é Visão de Vida melhor para Todos.
Nossos sinceros agradecimentos e um ótimo ano para todos!.

 Conceição Izabel A. de Figueiredo
Secretaria Municipal de Assistência Social

Marcelo G. da Silva
Presidente   

Nenhum comentário:

Postar um comentário