CREAS - Centro de Referencia Especializado de Assistência Social


Com a organização da Política de Assistência Social, a Prefeitura de Bonito em Gestão Plena, oportunizou a ampliação dos serviços através da implantação do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social - CREAS no ano de 2008.
O CREAS é a porta de entrada e pólo de referência, coordenador e articulador da Rede de Serviços de Média e Alta Complexidade (Central de acolhimento e controle de vagas). A Proteção Social Especial é a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e pessoas que se encontram em situação de risco social e ou pessoal, tendo seus direitos violados. Conta com uma equipe multidisciplinar de psicólogo, assistente social e educadores sociais e tem a prioridade nos atendimentos os encaminhamentos efetuados pelo Ministério Público, Conselho Tutelar, participantes do Programa Bolsa Família (campo 270), casos identificados e encaminhados pelo CRAS, crianças e adolescentes participantes da Jornada Ampliada no Instituto Família Legal, bem como os acompanhamentos e encaminhamentos da Fundação Vida Bonito (Casa da Criança), Asilo São José, Projeto Arte Para Todos e Guarda Mirim.

A Proteção Social Especial se divide em dois graus de atenção:
Proteção Social Especial de Média Complexidade:
Dirige-se aos cidadãos e às famílias que vivem em situação de negligência, abandono, ameaça, maus tratos, violência física e/ou psicológica, discriminações sócias e transgreções de direito humanos.

Proteção Social Especial de Alta Complexidade:
Oferece atenção às famílias e indivíduos que se encontram sem referência e/ou situação de ameaça, onde necessitam de ações de proteção social temporária, fora do núcleo familiar ou comunitário.




Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI
Através do PAEFI, o CREAS busca garantir condições dignas de vidas quando ocorrem violações de direitos sócio-assistencias, oferecendo os serviços especializados e continuados para:
Ø     Erradicação do trabalho infantil;
Ø     Atendimento a vitimas de abuso e exploração sexual;
Ø     Acolhimento de famílias em situação de risco;
Ø     Acompanhamento de medidas sócio-educativas para adolescentes;
Ø     Acompanhamento a casos de negligência e maus tratos a pessoa idosa, crianças, adolescentes e deficientes;
Ø     Acompanhamento pedagógico e psicossociais para indivíduos com direitos violados;
Ø     Fiscalização a abrigos;
O CREAS trabalha também com a prevenção através de Palestras e Campanhas Sócioeducativas, no ano de 2010 foram atendidos;
Ø     Vítimas de abuso e exploração sexual vinte e cinco(25) pessoas;
Ø     Foram acompanhados quinze (15) idosos com direitos violados;
Ø     Adolescentes em cumprimento de medidas sócios educativas 110;
Ø     Moradores de rua encaminhados para sua família dez (10),
Totalizando duzentos e quatorze (214), casos de famílias com direitos violados. Exemplo de casos resolvido a SRA. Catarina que vivia pelas ruas de Bonito e à três anos encontra-se bem tratada com sua família após serem localizada pela equipe do CREAS.