Bonito participa de Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Sócioassistencial


Fonte: Assessoria / SAS


 Assessoria
A secretária municipal de Assistência Social de Bonito, Izabel Aivi de Figueiredo, participou no inicío do mês do Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Sócioassistencial do SUAS em Brasília junto com a secretária de Estado Dr. Tania Mara Garib, além de técnicos e conselheiros estaduais.
O encontro foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome a fim de divulgar os resultados gerais do Censo 2011 do Sistema Único de Assistência Social (Suas), através da exposição dos dados fornecidos por 5.416 municípios brasileiros.
A abertura contou com as presenças da ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome Tereza Campello, da Secretária Nacional de Assistência Social Denise Colin e do Presidente Nacional do Congemas, Vladiosmar Vieira Santos.
Apesar de reconhecer os resultados, a ministra alertou que para que os serviços continuem evoluindo, “no atual patamar, não é mais suficiente crescer pelo esforço e inconformismo, mas é importante refinar o trabalho e nos profissionalizar”. Na avaliação de Tereza Campello, os profissionais precisam integrar, cada vez mais, os serviços socioassistenciais a outras áreas como educação e saúde.
“O censo Suas vai nos ajudar a avançar nas políticas de assistência para atender cada vez melhor a população que precisa e espera que a gente avance”,  afirma Izabel Figueiredo destacando que a rede socioassistencial do país foi construída, principalmente, pelo esforço e inconformismo dos gestores e dos profissionais da área e pelo reconhecimento da  necessidade que se tem na oferta de serviços de assistência pelo usuário ou, no âmbito governamental, como política pública.
O Censo Suas é feito anualmente, desde 2007, para mapear as unidades públicas de atendimento e monitorar os serviços oferecidos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Desde 2010, o levantamento passou a trazer ainda informações sobre as secretarias estaduais e municipais de Assistência Social, a estrutura e funcionamento dos conselhos de assistência social e das entidades privadas de assistência social.
Em 2011, também entrou no Censo um levantamento sobre os Centros POP, unidades de atendimento voltadas a populações em situação de rua. Além de mapear a quantidade de unidades implantadas, o levantamento buscou ainda informações sobre os serviços oferecidos aos usuários. As informações do Censo Suas 2011 foram coletadas entre setembro de 2011 e janeiro deste ano.

CRAS recebe beneficiários do Frente Emergencial

Fonte: Bonito Informa / SAS

 Assessoria
 O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na Vila Marambaia recebeu os beneficiários do Programa Frente Emergencial de Trabalho durante a realização de mais um encontro mensal de acompanhamento.  
Durante a reunião, a secretária municipal de Assistência Social, Izabel Aivi de Figueredo fez uma retrospectiva sobre os resultados alcançados desde a implantação do Programa, destacando quantas famílias puderam ser inseridas no mercado de trabalho. Ela pontuou também os objetivos que serviram como referência para o seu planejamento e execução, entre eles, o resgate da dignidade e o desenvolvimento das habilidades pessoais.
“O principal objetivo da administração ao criar este programa foi devolver às famílias, a dignidade perdida ao longo desses anos de uma política de favoritismo, onde o cidadão foi esquecido como uma pessoa que possui muitas habilidades e potencialidades e que, se estimulada da forma adequada, pode devolver a ele a tão sonhada autonomia”.
Executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o Programa Frente Emergencial de Trabalho foi criado em janeiro de 2005, como uma ação de transferência de renda municipal e destinado a atender às famílias inscritas no CadÚnico.
Através dele os beneficiários são contratados para prestação de serviço em órgãos públicos e instituições não governamentais que desenvolvem os mais diversos trabalhos sociais para a comunidade, com encaminhamento ao local de trabalho feito considerando as habilidades de cada indivíduo e as necessidades encontradas no município. A contratação é feita por um período de 06 meses, e os beneficiários recebem mensalmente uma cesta básica e remuneração no valor de R$ 300,00, e ficam condicionados a participar de palestras mensais e cursos de qualificação profissional oferecidos pela SAS.
Este mês julho, com a chegada do inverno, os integrantes do Programa também receberam a doação de cobertores, entregues na terça-feira (03). “Todo atendimento que visa suprir a necessidade da família é uma forma de inclusão social, e nós valorizamos isso sem dúvida, porque essa é a maior riqueza da sociedade, avalia Izabel.

Fotos do 5º Arraiá da 3ª Idade "Conviver" - SAS em Bonito-MS


Créditos: Dorival Conde / Bonito Informa
 
uploads/441917700.JPG 
 
uploads/890510802.JPG 
 
uploads/87664496.JPG 
 
uploads/2084556867.JPG 
 
uploads/1855900414.JPG 
 
uploads/1838298947.JPG 
 
uploads/1126473244.JPG 
 
uploads/14286534.JPG 
 
uploads/888832522.JPG

SAS entrega kits do Programa Mãe Gestante na Marambaia

Fonte: Bonito Informa / SAS


A Secretaria de Assistência Social realizou na quarta (20), na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da Vila Marambaia, a reunião de encerramento do primeiro semestre de acompanhamento das mulheres pertencentes ao Programa Mãe Gestante.
Iniciado em 2005, o Programa conta com uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais e fonoaudióloga que atende em média 300 gestantes todos os anos. Através de reuniões e palestras semanais esses profissionais atuam no fortalecimento do vínculo familiar e na orientação de uma gestação saudável além dos cuidados necessários com o bebê.
Durante a reunião a secretária de Assistência Social, Izabel Aivi de Figueiredo entregou para as futuras mamães 20 Kits de Bebê.  Cada kit contém o enxoval básico para os recém nascidos e foram destinados à mães após o cumprimento do ciclo de palestras  previsto pelo Programa.
De acordo com a SAS, as participantes permanecerão recebendo apoio e inclusive eventual beneficio alimentar da Secretaria através da equipe técnica da Proteção Social Básica. As reuniões do Programa Mãe Gestante ocorrem todas as sextas-feiras às 09 horas no CRAS Drª Irene dos Santos à  Rua Possidônio Monteiro, s/nº, Vila Marambaia.




Bolsa Família: registro da frequência escolar vai até dia 29

Fonte: Bonito Informa / SAS

MDS
O registro do acompanhamento da frequência escolar de alunos beneficiários do Bolsa Família precisa ser feito até o próximo dia 29. São 17.862.388 alunos, entre 6 e 17 anos, que precisam comprovar a presença mínima em sala de aula em abril e maio. A contrapartida de educação – ou seja, manter os filhos na escola – é um dos compromissos assumidos pelas famílias que recebem o benefício mensal do governo federal.
O registro é feito pelas equipes municipais de educação no Sistema Presença do Ministério da Educação (MEC), com apoio dos estados. O MEC é parceiro do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) no acompanhamento da frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família.
Identificação – Dia 29 também é o prazo para a identificação das escolas de 587.336 alunos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e no Sistema Presença do MEC. Caso não seja feita essa identificação, as famílias podem ter o benefício bloqueado.
As famílias que se encontram nessa situação estão recebendo mensagens no extrato mensal de pagamento do Bolsa Família. A expectativa é de que a mensagem no extrato, seguida do bloqueio para os casos em que a falta de informação permaneça até julho, mobilize as famílias a procurarem a o setor do Bolsa Família e do Cadastro Único no município e atualizarem a informação da escola dos filhos.
Com a atualização, a situação da família é regularizada e o benefício, desbloqueado.